REMINETOOL
REMINETOOL - Novas Ferramentas para Monitorização e Remediação de Ambientes Contaminados pela Indústria Mineira
REMINETOOL - Novas Ferramentas para Monitorização e Remediação de Ambientes Contaminados pela Indústria Mineira
A recuperação de áreas mineiras abandonadas tem-se revelado um dos maiores desafios da sociedade atual, uma vez que se tem vindo a dar cada vez mais importância à eliminação e colmatação de riscos ambientais, sem comprometer a extração de matérias-primas para as mais diversas indústrias. Estes riscos ambientais manifestam-se sob a forma de elementos potencialmente tóxicos, que poderão estar presentes em sedimentos, solos ou águas, como efeito da exploração e processamento dos minérios. Um dos grandes desafios é a tomada de decisões sobre a recuperação de corpos de água afetados pela drenagem ácida. Trata-se de um problema ambiental com expressão a nível mundial e que, em Portugal, se manifesta com grande magnitude em distintas regiões do interior do país, que tem um enorme legado de minas abandonadas: Sn, W e Au, no Norte do país; minerais radioativos, no Centro, e os sulfuretos maciços polimetálicos na Faixa Piritosa Ibérica (no Sul). Este cenário tem como consequência uma enorme degradação da rede fluvial provocada pela drenagem associada à mineração de metais.
O processo de recuperação das áreas mineiras abandonadas através da Instalação de uma barreira reativa permeável perto da zona de descarga do rio, permitindo que os contaminantes sejam removidos da água à medida que esta passa para cada caso específico a equipa faz a avaliação e a monitorização da eficiência de diversos geomateriais na retenção de metais contaminantes presentes em efluentes mineiros e responsáveis pela contaminação de cursos de água, solos e águas subterrâneas.
Objetivos dos projeto
O projeto apresentado tem como propósito a avaliação e a monitorização da eficiência de diversos geomateriais na retenção de metais contaminantes presentes em efluentes mineiros e responsáveis pela contaminação de cursos de água, solos e águas subterrâneas. Os geomateriais, como argilas, zeólitos, carbono ativo, resíduos de exploração de mármore, óxidos e hidróxidos de ferro, têm composição química e estrutura únicas, que lhes conferem importantes propriedades químicas, mineralógicas e de superfície, podendo ser indicados, através de mecanismos de adsorção e troca iónica, no tratamento das drenagens ácidas e/ou com elevados teores de metais poluentes.
A utilização destas novas ferramentas para monitorização e remediação de ambientes contaminados pela indústria mineira, será baseada em ensaios realizados para distintas condições mineiras e climáticas, de forma a testar as interações contaminante-geomaterial em diferentes cenários. Para cada contexto mineiro e climático será avaliada, à escala laboratorial e à escala piloto, a eficiência dos geomateriais mais adequados, que poderão ser aplicados em pequenas estações construídas a montante das descargas nas linhas de água. Esta abordagem poderá estender-se a áreas mineiras em atividade, indústrias de tratamento de minério (siderúrgicas e metalúrgicas), e a qualquer outra indústria passível de lançar elementos potencialmente tóxicos nos efluentes (fertilizantes, pesticidas, destilarias, baterias, têxteis, farmacêuticas, tintas, etc.), de forma a eliminar ou diminuir o lançamento de poluentes para os solos e para as linhas de água, trazendo uma otimização e uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.
Para o caso de metais com elevado valor comercial retidos nos geomateriais, será ainda avaliada a possibilidade da sua desadsorção e aproveitamento, privilegiando deste modo a economia circular.
Esta tecnologia desenvolve-se num contexto territorial com enorme passivo ambiental e degradação dos meios aquáticos. A necessidade de proteção de linhas de água que drenam para albufeiras, o crescente cenário de escassez de água e a renovação do interesse mineiro na Europa, conjugam-se como fatores de motivação acrescida para esta proposta
Benefícios
- Avaliar a possibilidade de aproveitamento, dos geomateriais saturados por retenção de metais e de elevado valor comercial, privilegiando o conceito da economia circular;
- Desenvolver planos de desativação de mineiras, através de ações de intervenção ambiental, com impacto na vida da sociedade, pois quando a atividade;
- Eliminar fatores de risco que constituam ameaça para a saúde e a segurança públicas, resultantes da poluição de águas, da contaminação de solos, de resíduos de extração e tratamento e da eventual existência de cavidades desprotegidas.


Galeria de imagens










Galeria de vídeos
Reminetool - Tecnologia num pitch
Classificação desta tecnologia
A sua classificação é muito importante para nós