MonAqua
MonAqua - Monitorização da Qualidade da Água nas Albufeiras
MonAqua - Monitorização da Qualidade da Água nas Albufeiras
A tecnologia MonAqua é um sistema digital que informa sobre a qualidade da água diariamente, em qualquer ponto da albufeira/bacia/praia fluvial.
Atualmente, para avaliação da qualidade da água recorre-se à recolha de amostras de água, em locais específicos da albufeira (praia ou lago), enviados para laboratório para determinação das características físico-químicas. O cumprimento da lei da água consegue-se com a realização de uma colheita mensal, numa amostra que caracteriza uma região de 20 a 25 Km2.
Problemas identificados com sistema atual
- Método de recolha de água para análise onerosos;
- Amplo período (até 27 dias) sem conhecimento da qualidade da água;
- Análise numa área de 20km2 exígua, considerando as mutações derivadas de descarga de afluente, práticas desportivas/recreativas e da evolução da própria flora.
Solução
Através do MonAqua com recurso a imagens de satélite, sobre as quais foram desenvolvidos algoritmos de detecção remota e consequente calibração, consegue-se a avaliação dos parâmetros: i) clorofila, lificocianinas, iii) turbidez, iv) profundidade disco de SECCHI, e v) uma avaliação global da qualidade da água (a parametrizada ao local, em 4 ou 6 níveis), diariamente e em qualquer coordenada da albufeira.
Vantagem e fatores diferenciadores
- Avaliação diária;
- Dados sobre qualquer local da albufeira (precisão por 1km2);
- O custo da aplicação.

Resultados
O MonAqua utiliza as imagens de satélite como fonte de informação, sobre o qual se desenvolveu software que possibilita a monitorização de qualquer albufeira/bacia/praia diariamente e em qualquer coordenada. Um sistema de alarme atuará aquando da identificação de parâmetros anómalos da qualidade da água, identificando o parâmetro e as coordenadas da ocorrência.
Custo e eficiência da solução
A precisão da qualidade da água obtida por satélite é inferior à obtida com base em amostras e avaliação laboratorial. Conquanto, a informação é muito satisfatória:
- Clorofila um erro inferior a 8%;
- Outros parâmetros desvios inferiores a 10% (pormenorizar);
- Qualidade geral, erro inferior a 10%
O custo da aplicação situar-se-á entre 300 a 800 €/mês, dependendo da dimensão da bacia de água a monitorizar. Este custo inclui instalação, formação e assistência técnica. A cada trimestre haverá atualização da aplicação, na qual se melhoram os algoritmos e se conseguirá mais precisão. Numa análise anual, teremos uma redução de 60% de custos e vantagens adicionais (informação diária e em qualquer coordenada).
A quem se destina
- Entidades gestoras de albufeiras (ex. EDIA);
- Municípios onde existam praias fluviais, lagos e albufeiras;
- Empresas de turismo náutico.
Benifícios
- Avaliação e monitorização de extensas massas de água com um baixo custo associado;
- Possibilidade de monitorização diária e em qualquer coordenada da Albufeira;
- Garantia de disponibilização de água em qualidade para as diferentes atividades associadas à linha de água.
Recomendações
- Inicialmente, 6 a 12 meses, a aplicação MonAqua deverá trabalhar em paralelo ao sistema tradicional de recolha das amostras. Trata-se de uma ação cautelar, visando que os Utilizadores consolidem a confiança na aplicação MonAqua;
- Com o incremento da confiança, o nº de amostras deverá reduzir para um trimestre;
- Após consolidação da confiança, o recurso às análises laboratoriais deveriam ser utilizadas apenas para confirmação de situações irregulares graves.
Galeria de vídeos
MONAQUA - Tecnologia num pitch
Classificação desta tecnologia
A sua classificação é muito importante para nós